• Mateus Bassan

PROCESSO CRIATIVO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO


A correria dos prazos apertados geralmente tendem a fazer com que o nosso cérebro economize energia e nos leve para opções e soluções mais fáceis, e, justamente pela correria, poucas vezes nos damos conta que atitudes e certos comportamentos simples podem nos ajudar a ampliar a nossa capacidade criativa.


Como uma pausa para o cafézinho, descer para tomar um ar fresco, sentar em outro lugar e até mesmo, ao final de uma dia cheio, um bom banho.


Abaixo seguem 11 dicas super tranquilas que podem quebrar a corrente do automático e colocar o nosso cérebro para nos oferecer soluções criativas e de forma prazerosa.


ESTUDE SEMPRE

Dentro da sua rotina, tenha sempre um tempinho dedicado ao estudo. Seja sempre muito curioso e tente aprender sempre algo novo. Aprender é premissa básica para construção de uma base sólida que nos permite acionar ideias da nossa caixola para trazer soluções à um problema.


OBSERVE, BUSQUE REFERÊNCIAS

Quando nos deparamos com um novo job sempre achamos que temos que ter a ideia mais inovadora do mundo. ERRADO. Provavelmente este problema já foi sanado anteriormente por alguém. Pesquise por soluções similares e traga para o contexto do seu problema.


ALÉM DO MEU MUNDO

Normalmente tendemos a achar que sabemos exatamente como os outros pensam, mas para um trabalho assertivo, não podemos sempre recorrer à nossa intuição. Dessa forma, procure sempre colocar-se no lugar do outro, conversar com as pessoas, tente entender suas dores e, depois de imergir mais em uma outra realidade, procure se fazer perguntas que essa pessoa faria.


CONFORTO? QUE ZONA É ESSA?

Principalmente quando temos um tempinho livre, procuramos nos agradar, mas, neste momento, também é ótima oportunidade para absorver um pouquinho de conhecimento que vai além do que já estamos acostumados.


Procure atividades fora de sua área de especialidade; viaje para outro país (isso é que todos queremos, é claro), entre em um curso ou leia um livro sobre algum assunto diferente daqueles com os quais está acostumado, assista à uma série da qual você tem certeza que não faz o seu estilo, ouça músicas diferentes. Experiências novas frequentemente desencadeiam pensamentos criativos.


EU, EU MESMO E DEPOIS O BRAINSTORMING!

Tente iniciar o seu processo criativo sozinho. Colete ao máximo as informações relevantes para o entendimento da demanda e comece a investigar e trazer à tona tudo o que a sua mente tem a lhe oferecer.


O Brainstorming com os colegas é sempre mais produtivo quando todos já trazem consigo ideias. Dessa forma, juntos, vocês podem aprimorar as ideias e chegarem em soluções incríveis.


COMENTE SUA IDEIA E COLHA FEEDBACKS

Nem sempre quando temos uma ideia ela está pronta para desenvolvimento. É muito importante deixar o nosso a(ini)migo ego trancado na sala ao lado e levar as suas ideias para uma sabatina.


Provavelmente insights valiosos virão de outras pessoas que deixarão as suas ideias ainda mais completas.


BE HAPPY!

Nada como um espaço favorável à criação. Nem sempre estamos no nosso melhor dia,

mas promover uma boa atmosfera com certeza é uma das melhores alternativas para as ideias serem criadas. Principalmente em ambientes onde tenha-se muito liberdade de pensamento e não haja julgamentos.


Escutar músicas que agradam sempre ajuda, porém, algumas muito aceleradas podem prejudicar o nível de concentração.


Dica bônus: No Spotify existem ótimas playlists que ajudam no foco e na concentração. A playlist "Deep Focus" é excelente, por sinal!


PERMITA SUA MENTE VIAJAR

Quando você deixa sua mente vagar, sonhar acordado, aspectos inconscientes trabalham em uma solução de um problema e em uma ideia inovadora. Nossa mente é uma ferramenta muito poderosa e o inconsciente, quando bem utilizado, é um grande aliado.


HAVE A BREAK, HAVE A…

Às vezes executar uma tarefa totalmente diferente é excelente para te ajudar a oxigenar e solucionar aquela que você se sentia travado. Deixe sua mente trabalhar por você um cadinho enquanto você trabalha em outra coisa!


"STAY FOOLISH, STAY HUNGRY"

Nunca se dar por satisfeito é necessário para estar sempre se aprimorando. É claro que o feito é melhor do que o perfeito, porém, desafie-se, tenha outros planos para o mesmo fim, tente aprimorar uma ideia que você já a considera ótima, procure sempre novas possibilidades.


A criatividade não é um dom, mas um exercício diário.


"ROUBE COMO UM ARTISTA"


Além de ser um ótimo livro a ser lido, essa frase é fundamental para criativos. Sempre busque inspirações, valorize o sucesso dos outros, conheça soluções alheias para melhorar as suas com elas. Não tenha vergonha de admitir que os outros também são capazes de terem ótimas ideias.


E, tenha certeza, a roda não foi inventada, ela foi a aprimoração de algo já existente!


Este texto é uma adaptação com as minhas projeções sobre artigo lançando em agosto de 2012 pela publicação Mente Cérebro.

descubra mais do universo muntz

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades em Digital, Design e Live Marketing.

Siga a muntz no @agenciamuntz

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 por Muntz - Creative Thinking